Algumas pessoas podem pensar que construir ou reformar é um motivo para dor de cabeça. No entanto, a questão é que independente da verba disponível, uma construção se torna um transtorno na ausência de uma coisa: planejamento!

Principalmente pelo um fator econômico, durante a construção existem diversos problemas que surgem. Para impedir que tomem conta da obra e alterem todo o processo é indispensável antecipar imprevistos.

Pensando nesse importante detalhe, preparamos algumas dicas para que você consiga realizar suas reformas sem grandes problemas. Confira!

O passo inicial é o planejamento

A primeira medida a ser tomada em qualquer construção é o planejamento. Trata-se de um esboço com o objetivo de confirmar se você está aproveitando todos os recursos da construção da melhor forma possível. 

O planejamento implica em se preparar para possíveis dificuldades durante a construção. Esse detalhe se refere tanto ao dinheiro necessário quanto o que irá entrar por meio de empréstimos.

Além disso, pesquise tudo que fará parte da oba, o que significa buscar os melhores preços para a mão de obra, materiais, ferramentas e etc.
A fase de planejamento é muito importante para o projeto, principalmente por definir previamente a necessidade daquela construção, assim como, todos os procedimentos necessários e sua duração. 

Na sequência, elabore um cronograma para a construção 

Conseguir controlar o tempo gasto durante a construção é uma forma de evitar possíveis atrasos. Para isso, é importante que seja feito um cronograma com todos os itens.

Nele você consegue estabelecer os prazos, colocando datas certas para começar e terminar todas as etapas, atingindo tanto à construção em si, quanto às entregas dos materiais.

Para te auxiliar, utilize um calendário para verificar quando cada etapa é cumprida. Algo como quantos dias serão necessários para lixar, pintar, quebrar alguma parede e etc.

Certos imprevistos acontecem naturalmente, no entanto, podem ser amenizados evitando prazos apertados. O fornecedor de algo, como uma porta de ferro necessária para terminar a obra pode atrasar, e isso não significa que a obra toda irá parar caso tenha um cronograma.

 planejamento civil

Lembre-se de utilizar materiais de qualidade 

Nas reformas, é fato que economizar é extremamente importante. Embora esse detalhe seja relevante, gastar menos não é sinônimo de comprar materiais de baixa qualidade.

Utilizar materiais baratos apenas farão com que uma nova reforma precise ser feita mais cedo. Imagine você reformar toda a casa, e após já ter instalado o box para banheiro precisar quebrar todo o piso outra vez. Além de um transtorno, traria um gasto muito maior. 

Analisando os riscos, considere também os componentes elétricos da sua casa. Os fios, isoladores e gerador de energia devem suportar a quantidade de eletrodomésticos que pretende ter em casa, evitando uma sobrecarga.

Reforme sua casa mantendo o controle

Iniciar uma obra sem organização pode ser um verdadeiro problema para os moradores. Isso porque são muitos detalhes a serem verificados, que ocorrem ao mesmo tempo e precisam de certa atenção.

Para que tudo corra bem, é importante se certificar de fazer um bom planejamento, com um cronograma bem elaborado e garantindo que materiais de qualidade serão utilizados. 

Dessa forma, é possível evitar atrasos e contornar imprevistos, como o descumprimento do prazo de uma fornecendo responsável por algum dos materiais necessários para a conclusão da reforma.

Mas agora que chegamos aqui, o que achou das nossas dicas? A longo deste conteúdo falamos de tópicos importantes para a sua obra. Ao seguí-los, é possível controlar melhor os gastos e reformar sua casa sem muitos problemas.