Lixo Residencial em Condomínios
Quantidade de Lixo Produzido e Despesas
A **Política Nacional de Resíduos Sólidos** recomenda uma média de 200 gramas a 1 kg de resíduos por dia por pessoa em um condomínio. Para calcular o volume e as despesas necessárias, estime a quantidade de pessoas no condomínio vezes essa quantidade de lixo produzida por dia, acrescentando uma margem de 10 a 20 por cento para um saldo positivo.
Armazenamento do Lixo
Desde a implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos em 2010, os **condomínios residenciais** tornaram-se responsáveis pelo destino do próprio lixo. Os resíduos devem ser armazenados em um espaço coberto, com lixeiras fechadas em uma área 100% lavável com escoamento das águas. É obrigatório que essas áreas sejam devidamente identificadas.
Separar o Lixo
A **separação do lixo** é uma responsabilidade compartilhada entre todos os moradores. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos estipula que os condomínios precisam separar o lixo orgânico e reciclável e, caso o município não tenha uma rede de coleta, o condomínio é responsável por encontrar uma rede ou unidade coletora de resíduos recicláveis.
Prejuízos
Não gerenciar adequadamente o lixo pode levar a multas, maior custo de manutenção, problemas de controle de pragas, desvalorização do imóvel e, em casos extremos, a falência. Um plano de gerenciamento de resíduos é uma lei de todo morador se proteger e preservar o patrimônio.
Cuidar do lixo e da maneira que você o descarta é uma responsabilidade compartilhada que reflete na saúde, segurança e qualidade de vida de todos no condomínio.
Se você tiver dúvidas, deixe nos comentários e faremos o possível para ajudar. Muito obrigado e tchau tchau!
Conteúdo