O quintal é a primeira área por onde um visitante entra para conhecer ou frequentar sua residência.

No entanto, quando o ralo do quintal entope, a situação pode se tornar mais desagradável do que parece. Isso, pois muitas das vezes o mal cheiro percorre por todos os cantos da casa e isso pode fazer parecer que a residência esteja suja ou desorganizada.

Além disso, o ralo entupido em seu quintal pode trazer ainda mais problemas do que apenas comprometer a higiene, como também você não consegue destinar a água até o esgoto e ainda ter problemas com a limpeza da sua casa.

Por essa razão, antes de acionar uma desentupidora, é muito importante ter alguns truques que podem desentupir os ralos do seu quintal e garantir mais conforto e comodidade para todos os membros da família.

Quer saber mais sobre o que fazer nesta situação?

Então não deixe de ler esse post! Vamos lá?

1- Tenha disponível um desentupidor

Quando mencionamos a utilização de um desentupidor, muitas pessoas acreditam que se trata do desentupidor tradicional de borracha, utilizado normalmente em vasos sanitários.

Mas sabia que existem desentupidores personalizados e que podem desentupir ralos de cozinha, banheiro e de quintal com facilidade?

Especialmente as empresas, como a estação de tratamento de água, por exemplo, possuem sempre disponível um desentupidor especializado para evitar que esse tipo de situação aconteça.

O desentupidor recomendado para desentupir ralos de quintal é o desentupidor manual com mola. Ele é muito útil quando se trata de lavatórios, tanques, tubulações de esgoto, entre outros.

Seu diferencial é que a mola embutida no equipamento pode chegar a uma profundidade adequada na tubulação e tirar todos os objetos e dejetos presos.

Para utilizá-lo, também é importante colher as melhores informações com uma desentupidora. Ela irá te auxiliar a realizar o serviço com mais qualidade e segurança.

2- Utilize uma mangueira ou arame

Se você não tiver um desentupidor especializado em sua residência, uma das opções caseiras mais utilizadas é usar uma mangueira.

O passo a passo é simples: insira a mangueira pelo cano com a torneira bem aberta e empurre-a com cuidado, para que a obstrução dos canos possa ser levada até o esgoto.

Você também pode utilizar um arame ou um pedaço fino de ferro ou aço, no caso da obstrução acontecer perto do ralo. Nesse caso, o ideal é tentar puxar todos os objetos para fora.

Caso você não consiga realizar essa opção pela forte resistência da obstrução, não force a mangueira nem o arame, pois isso pode causar danos severos às tubulações e também a pessoa que está realizando o procedimento.

3- Água fervente

A água fervente também é uma ótima opção nas situações em que a obstrução é causado pelo acúmulo de gordura – o que acontece em diversas situações.

Para fazê-lo, despeje um balde de água fervente sobre o ralo do seu quintal, com cuidado para não se queimar ou deixar a água cair no chão. Após isso, verifique se a obstrução foi eliminada.

4- Água fervente com bicarbonato de sódio

Se você quer potencializar a opção anterior e obter resultados mais positivos, você pode adicionar bicarbonato de sódio e até mesmo limão.

Para fazer isso, despeje primeiro um copo de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Após isso, cubra o ralo com um pano e aguarde por um período de 30 minutos.

Por fim, depois desse tempo tire o pano e jogue um balde de água fervente com limão. Verifique se o problema foi resolvido.

5- Soda cáustica

Se mesmo assim o seu problema não for resolvido, talvez a soda cáustica possa ser a melhor opção.

No entanto, esse produto é muito perigoso em razão da sua química, e por isso, não deixe de utilizar todos os equipamentos de proteção disponíveis em sua residência, como luvas e roupas adequadas.

Se você tiver grama sintética decorativa em seu quintal, o mais adequado é que você a retire assim como qualquer objeto por perto, para evitar que os mesmos se danifiquem.

Para desentupir o ralo do seu quintal com soda cáustica, utilize duas colheres de sopa do produto e um balde com água. Misture esses ingredientes e despeje-o no ralo.

Se mesmo assim seu problema não foi resolvido, não tente essa opção novamente, pois o uso frequente da soda cáustica pode chegar a corroer os canos e agravar ainda mais problemas.

6- Se nada der certo, chame uma desentupidora

Por fim, é importante ressaltarmos que apenas uma desentupidora ou uma empresa especializada em desentupimento pode realizar essa tarefa com mais segurança e qualidade para a sua moradia.

Assim como outros serviços essenciais, como manutenção de aquecedor a gás, por exemplo, a manutenção dos canos também pode prevenir que essas situações ocorram, e é por isso que contratá-las é um passo para ter mais conforto e comodidade.

Agora que você já sabe sobre o que fazer para desentupir o ralo do seu quintal, o que acha de aplicar algumas dessas dicas?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos muito saber sobre sua opinião.

Também não deixe de acompanhar nossa plataforma para estar por dentro de todos os assuntos!