Se você está lendo esse post, provavelmente está em dúvida sobre como como limpar o esgoto da sua casa ou apartamento.

Um esgoto com problemas de mau cheiro ou entupimento são acontecimentos muito comum. Isso, pois as informações sobre como realizar uma limpeza frequente ou quais os produtos necessários para fazer esse processo ainda são raros na internet.

E o resultado disso?

Uma casa ou apartamento com um cheiro desagradável, e os moradores não poderem utilizar os ralos devido aos problemas de entupimento.

E na hora de receber visitas então?

Temos certeza que você preferiria cuidar disso antes mesmo de acontecer alguma coisa do tipo, não é mesmo?

E pensando nisso, nós elaboramos esse conteúdo para te mostrar como é possível fazer uma limpeza eficiente nos esgotos da sua residência, além de, é claro, garantir que o clima da sua casa ou apartamento esteja sempre impecável, e você não tenha problemas básicos.

Quer saber mais sobre isso?

Então não deixe de nos acompanhar e nos seguir nos próximos conteúdos desse tipo!

Vamos lá?

Para que serve a limpeza de esgoto?

Muita gente acredita que a limpeza de esgoto apenas serve para prevenir o mal cheiro e evitar futuros problemas nas tubulações. No entanto, não é apenas isso.

Os gases e bactérias são a causa mais grave e que pode trazer diversas doenças para os moradores do ambiente.

Viver em um local com bactérias próximas pode não deixar apenas os moradores, mas até mesmo os animais correndo perigo!

Por essa razão, a limpeza de esgoto é essencial. Afinal, ela pode garantir a saúde e a preservação dos moradores da residência.

Essa limpeza não é somente necessária em residências, mas também em ambientes corporativos, onde envolve uma grande quantidade de pessoas reunidas no mesmo local.

Especialmente em indústrias de variados segmentos, como as que fabricam resina epóxi ou outro tipo de matéria-prima, por exemplo. Ter funcionários saudáveis em operação é o que vai garantir que o produto final seja entregue com qualidade e em um prazo adequado!

O que causa o entupimento de esgoto?

Mas, afinal, o que causa o entupimento de esgoto? Essa é uma dúvida muito comum entre os moradores e donos de estabelecimentos.

Como mencionamos acima, as informações sobre canos entupidos e seus problemas são difíceis de serem encontradas, até mesmo em um ambiente como a internet!

A causa mais comum de entupimento é, especialmente em casas e apartamento, o acúmulo de gordura e objetos que entram por meio dos ralos do local.

Ainda mais quando se trata dos ralos da pia da cozinha ou do banheiro, o excesso de objetos, tecidos, comidas ou gorduras são os principais causadores de entupimento dos canos.

Quando isso acontece, é comum que a água que entra no ralo demore mais para descer do que o normal. Isso já é um sinal que a limpeza dos ralos e esgotos é necessária.

A mesma coisa acontece quando a descarga do banheiro demora mais tempo que o normal para funcionar, ou até mesmo o vaso entope mais vezes que o normal.

Quando e com que frequência a limpeza de esgoto deve ser realizada?

Agora que já entendemos sobre a limpeza de esgoto e suas vantagens, vamos falar sobre os principais momentos em que ela deverá ser realizada.

A princípio, não existe uma regra clara sobre a frequência que a limpeza de esgoto deve ser feita. Afinal, esse processo depende muito da utilização dos ralos, da quantidade de pessoas que frequentam o ambiente, do tamanho do esgoto em questão, entre outros diversos fatores.

No entanto, um dos principais sinais que os ralos e esgotos precisam de uma limpeza ou manutenção é por meio do aparecimento das moscas de banheiro.

Também conhecida como mosca dos filtros ou moscas dos ralos, essas moscas surgem em ambientes próximos aos ralos do ambiente, como o banheiro ou a cozinha, por exemplo.

Ou seja, elas maiormente aparecem pelos ralos, esgotos, fossas e solo contaminado com esgoto da sua casa ou apartamento!

Veja aqui nesse artigo como acabar com mosquitos de banheiro.

A principal razão é que elas se alimentam de toda matéria orgânica encontrados nos tubos e esgotos, e muitas pessoas acham que elas surgem em momentos aleatórios.

No entanto, o aparecimento desses insetos significa que os ralos e o esgoto precisam de uma limpeza profunda.

Como fazer a limpeza de esgoto?

Há diversas formas de fazer uma limpeza adequada em seu esgoto. Se você possui uma encanação de esgoto antiga, o mais recomendado é que você procure por um profissional especializado.

Ele vai utilizar produtos específicos para o seu tipo de situação, além de usar algumas técnicas de água de alta pressão, ou também chamado como hidrojateamento.

Além disso, o profissional pode mexer com produtos químicos e equipamentos perigosos. Por essa razão, é importante escolher alguém que utilize o equipamento de proteção individual de forma regular.

Dessa forma, é possível retirar todo acúmulo de gordura, objetos e qualquer matérias de forma mais segura e entregar um trabalho final de qualidade e que irá durar por um longo período em sua residência!

Como evitar o entupimento dos ralos?

Após a realização da limpeza de esgoto, também é necessário tomar alguns cuidados necessários para manter as tubulações limpas e sem um cheiro desagradável.

Primeiro, tenha sempre um desentupidor em sua casa. Por sua vez, há diversos tipos de desentupidores que servem para diversas finalidades, como o desentupidor de borracha, o manual tipo bomba ou o manual com mola.

Além disso, evite também que cabelos e outros objetos entrem diretamente pelo cano. Você pode investir em telas protetoras e colocá-las nos ralos da sua casa para que não caia nenhuma matéria.

Outro fator ajuda a evitar o entupimento dos canos é fazer uma limpeza nos ralos regularmente e não jogar papel em seu vaso sanitário.

Por fim, mantenha sempre sua casa limpa e organizada, e você verá os resultados de um ambiente agradável.

O que você acha de aplicar algumas dessas dicas?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.