As calhas são essenciais para que os moradores consigam manter sua casa ou apartamento com mais segurança e com menos risco de infiltrações e alagamentos internos

Especialmente se você mora em ambientes com muita chuva, as calhas são indispensáveis, pois fazem com que toda água que entre em sua residência desça por uma uma tubulação apropriada e não cause dano ou riscos aos moradores.

E para quem já utiliza essa ferramenta, também é importante saber quais as melhores maneiras de realizar uma manutenção e como deixar sempre limpo e organizado para não resultar em problemas futuros.

Especialmente quando uma calha entope e o problema se agrava, é necessário uma série de procedimentos para que você possa solucionar essa situação da melhor forma possível.

Por essa razão, nesse post vamos te mostrar qual a importância da utilização das calhas e também explicar a você sobre os procedimentos necessários para desentupir as calhas da sua residência.

Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando!

Qual a importância de ter calhas em sua moradia

Como já dissemos, as calhas são essenciais para qualquer estrutura residêncial e até mesmo para as empresas.

Se você atua com a fabricação de envelope awb, por exemplo, não ter calhas em sua organização pode acabar danificando as matérias primas e o produto final por meio de uma infiltração ou alagamento.

A infiltração, por sua vez, ocorre quando a água penetra as paredes ou teto de uma estrutura sólida e, na maioria das vezes, causa mofo e até mesmo chances de alagamento interno.

Por isso, especialmente para as empresas as calhas são imprescindíveis. E não somente tê-las, mas também cuidar, inspecionar e realizar manutenções periódicas com o auxílio de um profissional qualificado também é muito importante.

Com uma boa estrutura, qualquer empresa pode ter mais segurança, conseguir realizar suas atividades sem impedimentos e ter mais qualidade na entrega dos seus produtos, independente do setor!

Com que frequência realizar a manutenção das calhas?

Se você já tem um sistema de calhas para evitar problemas com a chuva e todo tipo de infiltração, também é importante que você realize manutenções sempre que possível.

Sobre a frequência de vezes, não é estabelecido uma regra clara. Tudo isso vai depender da região que você mora ou instala sua empresa, assim como se há muitas chuvas na região ou árvores e plantas por perto do local.

No entanto, para você saber o momento ideal, é sempre bom inspecionar como está o fluxo de água das calhas, e até mesmo, se possível, observar as tubulações e as calhas de perto.

Se elas estiverem sujas, faça sempre uma limpeza adequada em todos os cantos da ferramenta.

Já se as calhas forem entupidas, e você já tiver tentado métodos caseiros de limpeza (vamos detalhar isso ao longo do post), o recomendado é chamar um profissional qualificado.

Ele irá realizar esse procedimento com segurança e qualidade, permitindo que a limpeza dure por mais tempo e você não tenha dificuldades ou impedimentos!

Se você tem uma empresa de oxigênio medicinal, por exemplo, e já foca em outras atividades, chamar uma equipe especializada em desentupimento é a melhor opção, pois seu negócio não perderá produtividade e ainda terá mais segurança!

O que fazer quando uma calha entope?

Agora que você você já sabe sobre a importância e o prazo para realizar as manutenções com as calhas da sua casa ou empresa, vamos ver abaixo quais os métodos utilizados para desentupimento dos canos, por isso, continue nos acompanhando!

Utilizar um desentupidor específico

Há alguns desentupidores que são mais específicos para determinadas situações. O mais comum deles é o desentupidor manual tipo mola.

A função de todos os desentupidores do mercado é justamente desentupir alguma entrada ou encanamento. Eles possuem diversos tipos e intensidades.

Os desentupidores mais comuns são os de borracha, feitos para desentupir vasos sanitários ou ralos de banheiro e de pia.

No entanto, para desentupir calhas, o desentupidor mais adequado se chama desentupidor manual tipo mola, pois ele é mais específico para determinadas situações. Não apenas calhas, mas o desentupidor tipo mola também desentope:

  • Ralos;
  • Saídas de lavadoras;
  • Tanques;
  • Tubulações de esgotos;
  • Entre outros.

Você pode achar facilmente um desentupidor tipo mola disponível no mercado. Seu preço varia entre R$ 40 até R$ 500, dependendo da qualidade e da funcionalidade do produto.

É muito importante ter equipamentos como esse, especialmente se você possui uma empresa, como uma indústria de alpinismo industrial, entre outras, por exemplo.

Tentar métodos caseiros

Existem alguns métodos caseiros que podem ajudar você em situações improvisadas. No entanto, tenha cuidado ao manusear alguns produtos perigosos, pois podem acabar provocando acidentes e até mesmo corroendo os canos das calhas.

Alguns dos métodos caseiros mais utilizados é a água fervente, água sanitária, vinagre e bicarbonato de sódio e produtos químicos, como o Diabo Verde.

O procedimento é jogar a quantidade adequada de cada produto na tubulação e verificar se o problema foi resolvido.

Para realizar qualquer um desses procedimentos, utilize roupas adequadas e até mesmo equipamentos de proteção. Se as calhas estiverem localizados em pontos altos, procure auxílio e tenha cuidado ao subir em superfícies perigosas.

Chame um profissional qualificado

Quando as calhas da sua casa ou apartamento entopem, a nossa recomendação é que você procure imediatamente um profissional qualificado ou uma desentupidora de calhas.

É importante enfatizarmos a importância dos serviços profissionais, pois esses agentes especializados proporcionam segurança, conforto e qualidade a todos os seus clientes.

Eles irão realizar métodos seguros e equipamentos adequados, tudo feito para garantir que o problema não volte a se repetir.

Dessa forma, você consegue manter seu nível de produtividade, e também não precisará se preocupar com infiltrações e alagamentos internos! O que acha disso?

Agora que você já sabe tudo sobre como funciona o desentupimento de calhas, o que está esperando para solucionar esse problema agora mesmo?