Canos entupidos são um problema mais comum do que muitas pessoas imaginam. Isso porque é normal os moradores terem hábitos que, no fim das contas, acabam prejudicando e entupindo os canos da residência. 

O maior problema dos canos entupidos é o mau cheiro de esgoto que se espalha para os outros cômodos.

E o resultado disso?

Uma casa com um ambiente muito desagradável. 

Além desse problema, não cuidar dos canos da sua casa pode ocasionar em frustrações quando vamos receber visitas, ou precisar futuramente da ajuda de um profissional qualificado para resolver um problema simples. 

E pensando nisso, nós produzimos esse conteúdo para listar quais os meios que você deve seguir para ter uma casa limpa, com um ar agradável e sem problemas nos encanamentos.

Vamos a leitura?

1- Sempre tenha um desentupidor 

A primeira dica, como você acabou de ler, é sempre ter um desentupidor para emergências. Para algumas pessoas que possuem um bom sistema de encanação, o desentupidor parece ser desnecessário.

No entanto, se os moradores não tiverem os cuidados necessários, algum dia um dos canos certamente irá entupir. 

Nessas horas, o primeiro passo que você deve seguir é a de ter um desentupidor. Existem diversos modelos de desentupidores, veja alguns deles abaixo:

  • Desentupidor de borracha: Por meio dele, você consegue desentupir o cano da sua pia ou do seu vaso sanitário. Ele possui diversos tamanhos para facilitar a sua entrada próxima a encanação;
  • Desentupidor manual tipo bomba: Esse tipo de desentupidor é utilizado em casos mais extremos, porém, possui resultados satisfatórios. Ele possui a mesma função ao citado acima, mas funciona por meio de uma bomba de sucção;
  • Desentupidor manual com mola: Ele é utilizado para desentupir lavatórios, ralos, saídas de lavadoras, tanques, tubulações de esgotos, entre outros locais mais específicos.

Esses tipos de desentupidores também são utilizados em ambientes corporativos, como empresas de reciclagem de eletrônicos, estação de tratamento de água e filme stretch, por exemplo.

2- Evite que cabelos e objetos entre pelos canos 

É muito comum que a maioria dos ralos tenham cabelos e outros objetos pequenos. Afinal de contas, até mesmo em um banho essas coisas podem acontecer por descuido ou desatenção. 

Por isso, uma das formas de evitar que cabelos e objetos pequenos caiam nos ralos, invista em telas protetoras. Elas impedirão que qualquer objeto passe e entre nas encanações. 

Se isso não for possível, procure realizar sempre limpezas de forma regular e retirar qualquer objeto encontrado perto ou dentro dos canos. E por falar nisso, esse será o assunto do nosso próximo tópico.

Continue acompanhando!

3- Faça uma limpeza regularmente

Outro fator essencial para impedir que sua casa tenha problemas com as encanações é por meio de limpezas realizadas sempre que possível. 

Faça uma limpeza apenas em todos os ralos da residência de duas a três vezes por dia. Você verá que os resultados serão muito satisfatório! 

Até mesmo em ralos menores, utilize produtos específicos como uma escova própria para limpá-los sempre que necessário.

Também procure limpar as áreas próximas aos ralos, como limpar o pó e retirar objetos perto dos ralos.

4- Não jogue papel ou objetos nos vasos sanitários

Outro fator que sempre prejudica os encanamentos são os objetos jogados de forma proposital.

Muita das vezes, pensamos que jogar o resto do óleo de cozinha no ralo da pia, ou jogar papel no vaso sanitário são hábitos que não fazem diferença na residência. No entanto, um dos maiores causadores de entupimento são esses materiais.

Fatores como o óleo de cozinha pode prejudicar a passagem regular de água e resultar em ainda mais problemas. Já os papéis que são jogados também atrapalham a passagem de água.

Por essa razão, se você não quer ficar por dentro dessa situação desagradável, tome cuidado e avise os membros da sua família para evitarem de realizar esses hábitos sempre que possível!

5- Plantar árvores perto do esgoto

Outro caso muito comum de acontecer é o morador ter árvores ou plantas perto de um canal de esgoto.

Isso ao longo prazo certamente gerará um entupimento nos canos. Até mesmo os pelos de gatos podem cair no esgoto acidentalmente e acabar gerando situações desastrosas depois de um certo período de tempo.

Por essa razão, se você está incluso nessa situação, retire imediatamente todos os vasos de plantas e objetos que possuem o perigo de cair nos ralos.

6- Mantenha sua casa sempre limpa e organizada

Por fim, sempre tenha uma casa bem organizada e livre de sujeiras. Até mesmo a sujeira em excesso pode se tornar o grande causador de entupimentos em diversas residências.

Faça uma faxina geral e arrume todos os cômodos da sua residência. Essa organização também deve ser feita sempre de forma regular.

Se não for possível realizar sempre uma limpeza, contrate pessoas especializadas que mantenham sempre um ambiente sem sujeiras, e que caibam dentro do seu orçamento se possível!

Caso você já esteja com um problema de entupimento, procure ajuda de um profissional. Contate um empresa desentupidora experiente que poderá resolver esse problema rapidamente.

E você, o que achou dessas dicas? Achou que alguma delas foi eficiente para evitar e entupimento nos canos da sua residência? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.